PROJETO CULTURAL ABERTURA

  EM PROL DA ÉTICA PARA UM MUNDO MELHOR
BEM-VINDO(A) E OBRIGADO PELA VISITA !
 
 
 
 
REFLETINDO O HOMEM E O MUNDO
 

As grandes preocupações que mais afligem a humanidade são perenes e imutáveis, adquirindo maior importância à medida que o homem evolui e conquista novos espaços orientando o sentido da humanidade.
Porque é que não se acham soluções? Primeiramente por causa de interesses de todos os tipos; porque a humanidade padece de um tremendo egoísmo que deturpando a visão se opõe à profundidade e à razão, encontrando superficialmente relativas soluções capazes, temporariamente, de calarem estas preocupações.
Uma falta de sentido para as coisas determina o paradoxo existente entre a crescente necessidade de soluções para a humanidade e os avanços científicos e tecnológicos. Assim, urgem mudanças radicais de mentalidade, baseados, sobretudo na razão, na atitude e no comportamento, tendo em vista a solução dos grandes problemas que afligem o ser humano.
Num mundo desprovido da razão, em que a verdade se adéqua ao comodismo aparentemente confortável da vontade das maiorias; onde predominam os interesses individuais, desvinculados de um bem de maior abrangência e importância, que inclui, eu e os outros, eu comigo mesmo e eu com os outros; causador de apatia generalizada inviabiliza-se a promoção da dignidade humana, cujo valor mais alto seria o próprio homem em todas as suas dimensões.
O Projeto Abertura encontra na ética o vislumbrar de um mundo melhor; valendo-se de metodologia própria, vai ao encontro das necessidades e anseios do homem contemporâneo, apresentando a sensível diferença existente entre aquilo que se é e aquilo que se poderia ser, que, se desejado, os caminhos da razão e da procura pela verdade, logo conduzem a uma vida melhor e, portanto, a um mundo melhor.

Fernando Figueirinha


 
 
 
 
© Copyright
Projeto Cultural Abertura
All rights reserved