PROJETO CULTURAL ABERTURA

  EM PROL DA ÉTICA PARA UM MUNDO MELHOR
BEM-VINDO(A) E OBRIGADO PELA VISITA !
 
 
 
 
RESPOSTAS HÁ !
 

Chocamo-nos ao olhar certas imagens que o mundo oferece a cada instante. Aquela mulher com o filho ao colo e outro do lado - dando os primeiros passos inseguros e desarticulados pelo longo e incerto percurso que a vida lhe reserva - espera ansiosa ou pacientemente o conforto de uma esmola por vir que apenas serve de sustento àquele dia! Ou, coisas piores: como os cadáveres espalhados pelas ruas desertas de cidades em guerra sem fim; ou, ainda: o espetáculo de continentes cheios de crianças raquíticas povoando a imensa paisagem árida de intermináveis campos nus; ou, talvez pior ainda: as atrocidades cometidas por delírios humanos, de espíritos inquietos ou doentes, em constante revolta, inconformados com seu destino. Perante isto, perguntamo-nos: poderá haver pior miséria que esta a que assistimos? E, o porquê de tudo isto? Sim, há! Aquela que a originou, responde a consciência – de quem a tem!
O interesse pelo fatídico, de situações escabrosas ao extremo, limita-se à mera comoção passional provocada pela percepção dos sentidos, daquilo que os olhos vêm e o coração sente. Fica-se pasmo, atônito, sem se saber o que pensar ou fazer quando as emoções se sobrepõem à razão! Este é um dos maiores males que acometem as sociedades deste mundo e a causa da grande tragédia humana... Evitar que tais situações aconteçam ou mudanças de atitude que as evitem não desperta interesse algum. Mais importante que o tema social é a discussão do homem perante si mesmo e o mundo no qual se reflete. O primeiro destes é o efeito, o segundo a causa.
A incapacidade de entender ou ver além dos fatos em si, isto é, da realidade oculta, ou daquela que a determina é pior que a realidade visível, porquanto a origina e esconde a verdade autêntica na qual se sustenta. Verdade esta que, quase sempre omitida, ora por conveniência ora por ignorância, dá largas a todo o tipo de crime que lesa a humanidade. Logo se encontram desculpas para calar a voz da consciência e obter uma falsa paz. Omissão, indiferença, apatia generalizada, descaso total e sentimentos vãos, portanto, escondem uma verdade revelada que os olhos se recusam a ver!... Respostas há!


Fernando Figueirinhas.


 
 
 
 
© Copyright
Projeto Cultural Abertura
All rights reserved