PROJETO CULTURAL ABERTURA

  EM PROL DA ÉTICA PARA UM MUNDO MELHOR
BEM-VINDO(A) E OBRIGADO PELA VISITA !
 
 
 
 
VERDADES E VALORES
 

A busca pela verdade, seja pela incerteza, por insegurança ou por atitude filosófica, é o que dá sentido à existência humana. Sem a preocupação com a verdade, o mundo, os seres humanos e as coisas, ainda que possíveis, limitar-se-iam a uma existência inerte, irracional, material e animal; seria para o homem a sua própria desumanização. É o pensamento que o difere dos outros seres e da natureza espontânea. Vive-se, na atualidade, uma pré-desumanização do homem! Muito se evoluiu no conhecimento e na técnica, mas quase nunca se descobre uma finalidade que tenha a ver com o beneficiamento e dignificação do próprio homem. Se beneficiamentos existem, são os de natureza material, ou seja, aqueles que se ligam à sua parte animal. Ainda que paradoxal - esta é a realidade. Ciência e evolução têm, a todo o instante, que se perguntar sobre a finalidade de suas descobertas e a olhar para o homem como um todo - racional e animal.
A verdade persiste no que de mais nobre existe no ser, transcendendo a sua própria condição. O desejo de busca pela verdade excita o pensamento e aperfeiçoa o homem, levando-o ao pasmo no infinito que encerra todas as respostas. Alguns a encontram, outros não, mas todo o ser pensante é despertado por um desejo inquietante de algo que o justifique, e acima de tudo, que o complete em sua totalidade. É isto que passa, despercebido, ao relativismo. Se os mais variados aspectos que compõem o mundo e a vida, assumem uma verdade relativa em determinados contextos, sejam eles: históricos, sociais, culturais, espirituais, científicos ou até filosóficos e de juízos, então é porque a verdade existe. Em existindo a verdade, existe em toda a sua plenitude e grau e, portanto, nem sempre compreensível e aparente. Já que a verdade total se oculta na sua transcendência, mais importante que alcançá-la é desejá-la.
Possuir-se uma consciência crítica suscita o interesse pelo universo do pensamento, que envolve o homem à procura de si mesmo em meio a um vasto mundo ávido de valores, dos quais a verdade é o principal.

Fernando Figueirinhas


 
 
 
 
© Copyright
Projeto Cultural Abertura
All rights reserved